Cerca de 150 estudantes do Ensino Secundário visitaram os laboratórios do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, numa atividade que teve como objetivo divulgar o trabalho e empenho do instituto em diferentes áreas da medicina, como a Oncologia, bem como incutir nos mais jovens o gosto pela investigação científica.
Alunos oriundos de escolas secundárias de Braga, Viana do Castelo e Porto visitaram as instalações do ICVS e ficaram a conhecer de forma mais aprofundada o que de melhor se faz no instituto, nomeadamente o trabalho científico centrado em três grandes áreas: Microbiologia, Oncologia e Cérebro.
Vestidos a rigor, os alunos puderam assumir o papel de cientistas por um dia e participar em diferentes atividades percorrendo os laboratórios do ICVS.
Numa atividade dedicada à Oncologia, os alunos tiveram oportunidade de explorar “as diferenças entre as células normais e as neoplásicas”, passando ainda pela Microbiologia, onde visualizaram as técnicas de manipulação “de organismos simples, como as leveduras, para mostrar os efeitos nocivos da radiação UV e também demonstrar o efeito dos protetores solares na pele”, referiu Nuno Osório, um dos coordenadores desta iniciativa.
Antes do final da sua visita, os estudantes tiveram ainda tempo para realizar diferentes experiências para avaliar o papel do cérebro na coordenação dos sistemas orgânicos e funcionais dos seres humanos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.