A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a investigação sobre o cancro junto de jovens adolescentes, através de uma formação em campo que promete chegar a mais de 2 100 jovens.
O projeto, da responsabilidade do Laboratório de Investigação Pedagógica da LPCC, tem por objetivo fomentar a consciencialização e a prevenção do cancro na população jovem, permitindo a elaboração de experiências relacionadas com a onco-biologia.
Mónica Gomes, investigadora e bolseira da LPCC, explica que o laboratório inclui experiências relacionadas com a biologia molecular e pretende mostrar aos jovens do secundário a origem do cancro e as fases de desenvolvimento da doença.
A campanha visa sobretudo a prevenção junto desta faixa da população, tendo como finalidade mostrar, de uma forma prática e adequada à idade destes jovens, o que leva à formação desta doença a partir do simples conceito de célula.
Em julho, o projeto tem em marcha uma experiência piloto ao abrigo de uma parceria com a Universidade Júnior, no Porto, através da qual, todas as semanas, 16 jovens aprendem o que é a investigação no Laboratório de Investigação Pedagógica da Liga.
Deixe um comentário