A Fundação Manuel António da Mota (FMAM) apadrinhou um quarto no Kastelo, a única Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos em Portugal.
Rui Pedroto, presidente da FMAM, esteve no Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para Crianças, para apadrinhar o quarto, totalmente equipado, que acolhe agora duas crianças.
Teresa Fraga, enfermeira e diretora do Kastelo, nomeada em abril para o prémio de enfermagem Aster Guardians Global Nursing Award 2023, refere que “o Kastelo é constituído por uma equipa multidisciplinar, e tem dezenas de crianças especiais, residentes e em ambulatório, dos 0 aos 18 anos, em cuidados continuados e paliativos”.
“Prestamos-lhes todos os cuidados de saúde necessários e oferecemos-lhes total suporte físico e emocional, para que os seus dias de vida sejam prolongados de uma forma feliz e sem dor”, sublinha.
A enfermeira acrescenta ainda que “o Kastelo não tem qualquer ajuda do Estado, pelo que este tipo de apoio, particular ou corporativo – como o concedido pela Fundação Manuel António da Mota –, é fundamental para conseguirmos assegurar o bem-estar destas crianças”.
Fonte: Fundação Manuel António da Mota (press release)