Teresa Fraga, enfermeira e diretora do Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos em São Mamede de Infesta, Matosinhos, foi distinguida com o Prémio Amélia Vasconcelos, no Congresso APTFeridas – Gala 25 anos 2023.
O reconhecimento surge no âmbito do trabalho de Teresa Fraga junto de crianças com doenças crónicas, nas instalações do Kastelo, com o objetivo de lhes proporcionar qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento cognitivo, fazendo dos cuidados paliativos infantis um esforço comunitário.
Nomeada em abril para o prémio mundial de enfermagem Aster Guardians Global Nursing Award 2023, Teresa Fraga refere que “o Kastelo é um projeto pioneiro em Portugal, que tem como principal propósito reduzir o tempo de internamento das crianças no hospital e proporcionar o acesso a fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, um professor, uma educadora, pediatras e enfermeiros especializados”.
Teresa Fraga acrescenta que “a filosofia do Kastelo é dar vida aos dias destas crianças e das suas famílias, pois infelizmente não é possível dar dias a estas vidas”.
Fonte: APTFeridas (press release)/ Fotografia: DR