Jovens sobreviventes de cancro em maior risco de hospitalização

Adolescentes e jovens adultos, com idades entre os 15 e os 39 anos, que sejam sobreviventes de cancro, têm um risco aumentado de serem internados num hospital, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, examinaram o risco de hospitalizações entre 6 330 pacientes adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro, 12 924 irmãos e 18 171 indivíduos que serviram como grupo de controlo.

As hospitalizações foram identificadas a partir de registos feitos entre 1996 e 2017.

Os investigadores descobriram que, em comparação com o grupo de controlo, os adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro tiveram um risco maior de uma primeira hospitalização.

O risco foi mais elevado para sobreviventes de leucemia, tumores do sistema nervoso central, linfoma não-Hodgkin e cancro da mama.

“Estudos futuros podem ser necessários para investigar associações entre terapias específicas contra o cancro ou fatores de estilo de vida e resultados de hospitalização, e para identificar estratégias para reduzir a carga de hospitalização entre os adolescentes e jovens adultos sobreviventes”, disseram os cientistas.

Fonte: Medical Xpress

Comments are closed.
Newsletter