Jornal lista 14 possíveis sinais de cancro infantil

Felizmente, o cancro infantil é considerado uma doença rara, mas ainda assim é importante que todas as pessoas estejam cientes dos possíveis sinais e sintomas de alerta.

O tipo mais comum de cancro infantil é a leucemia, responsável por cerca de um terço de todos os casos; este tipo de cancro é seguido pelos cancros cerebrais e da medula espinhal, responsáveis por um quarto dos casos.

Mas quais são os sinais e sintomas a que se deve estar atento?

Uma publicação irlandesa, o Irish Examiner, entrou em contato com médicos para elaborar uma lista dos 14 sinais e sintomas mais comuns; é importante referir que estes sintomas não significam automaticamente que existe cancro, e são frequentemente causados por algo muito mais comum e inofensivo; no entanto, e em caso de dúvida, é sempre melhor falar com os médicos, e marcar uma consulta caso exista alguma preocupação.

1 – Incapacidade de urinar ou presença de sangue na urina
Os pais devem estar atentos a quaisquer mudanças incomuns nos hábitos de higiene das crianças, especialmente se estas tiverem sangue na urina ou dificuldade em urinar.

2 – Hemorragias
Uma criança com cancro pode sangrar mais do que o esperado, após uma pequena lesão ou uma hemorragia nasal, por exemplo.

3 – Existência de dor abdominal persistente
Dor ocasional no estômago é muito comum em crianças, mas se essa dor for contínua, ou se os pais notarem que a barriga está inchada, devem consultar um médico. As células da leucemia podem acumular-se no baço, fígado e rins, o que faz com que o volume destes órgãos aumente.

4 – Dor nas costas ou nas articulações
Se a criança se queixar continuamente de dor nas costas, ossos ou articulações, o melhor é levá-la ao médico; dores contínuas desta natureza podem, às vezes, estar ligadas à doença oncológica, pelo que se deve marcar uma consulta.

5 – Convulsões inexplicáveis ou mudanças no comportamento
As convulsões são um dos sintomas mais comuns em tumores cerebrais pediátricos e devem ser sempre investigadas.

6 – Dores de cabeça persistentes
Todas as pessoas têm, de vez em quando, dores de cabeça; mas quando essas dores ocorrem com frequência, ou se agravam com o tempo, isso pode ser um sinal de alerta.

7 – Contusões, palidez e erupções cutâneas frequentes
As crianças são muito propensas contusões, mas se essas contusões surgirem sem um motivo claro, isso pode ser um sinal de alerta. Uma pele incomumente pálida e uma erupção cutânea com manchas vermelhas ou roxas que não desaparecem também são possíveis sintomas que devem ser verificados.

8 – Fadiga permanente
Assim como os adultos, as crianças podem sentir-se exaustas, mas o cansaço incomum e contínuo pode ser um sinal de alerta de que algo está errado. Embora existam variadas razões para as crianças se sentirem cansadas, os médicos alertam que os pais devem estar atentos à persistência dessa fadiga.

9 – Sintomas ou infeções semelhantes a gripe
O cancro pode afetar os glóbulos brancos, o que pode significar que as crianças se tornam mais propensas a desenvolver infeções e sintomas semelhantes aos da gripe.

10 – Vómitos sem explicação
As crises de doenças são muito comuns em crianças pequenas e geralmente causadas por algo menor. Mas vómitos incomuns, especialmente se ocorrerem regularmente, devem ser verificados.

11 – Febre persistente ou sudorese
Estes sintomas também estão associados a infeções menores, como tosses e constipações; mas se a febre persistir, as crianças devem ser levadas até um médico especialista.

12 – Perda de peso inexplicável
O cancro também pode afetar o apetite de uma criança, ou que significa que eles não são capazes de comer tanto quanto normalmente. Para além disso, a doença também pode afetar a forma como corpo consome energia, o que resulta numa perda inexplicável de peso.

13 – Falta de ar
Estar com falta de ar pode ser devido a condições como asma ou infeções no peito, mas também pode ocorrer em casos de cancro. As células da leucemia podem aglomerar-se ao redor do timo na base do pescoço, o que dificulta a respiração.

14 – Mudanças na aparência do olho
Ver um reflexo branco nos olhos de uma criança em fotos geralmente ocorre devido à luz que irradia o nervo ótico, o que é completamente inofensivo. No entanto, o reflexo branco pode ser um sinal de retinoblastoma, uma forma rara de cancro ocular que afeta bebés e crianças pequenas, principalmente com menos de 6 anos de idade.

Fonte: Irish Examiner

Comments are closed.
Newsletter

Últimas Newsletters
Ir para Arquivo