Japoneses criam robot enfermeiro para levantar doentes e ajudar no seu transporte

Um grupo de cientistas japoneses criou o Robear, uma espécie de robot enfermeiro, para facilitar algumas das funções dos enfermeiros nos cuidados com os doentes, como, por exemplo, levantar os doentes das camas e transferi-los para cadeiras de rodas.
Com um ar simpático e braços acolchoados gigantes, o Robear nasceu no Centro de investigação Riken, no Japão, e é o mais recente protótipo de uma linha de robots “enfermeiros” projetada com a finalidade de garantir algum do pesado trabalho manual dos cuidadores e enfermeiros que exija o levantamento dos pacientes várias vezes ao dia.
Os braços mecânicos do Robear conseguem transportar até 80 kg de peso e os seus pés rolantes facilitam os trajetos. O robot contém ainda uma base que facilita os movimentos para elevar o paciente ou facilitar as manobras ao passar por espaços apertados, além de diferentes tipos de sensores, incluindo sensores táteis de borracha, câmaras, um microfone e eixos de movimento.
Os seus movimentos são comandados por software e as suas características permitem que se mova de forma muito suave para minimizar movimentos bruscos quando transporta o paciente nos braços.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter