IPO do Porto regista aumento do número de dádivas em 2014

As dádivas de sangue sofreram um aumento significativo de 10,5% no último ano no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO do Porto).
Em 2014, a unidade recebeu um total de 9 329 dádivas de sangue, valor que representa um acréscimo de 886 dádivas face a 2013. Estes números refletem também o número de pessoas que doaram sangue pela primeira vez naquele instituto, que cresceu de 1 640 para 2 080, o que se traduziu num acréscimo de 27%, com mais 440 novos dadores.
O IPO do Porto considera que as melhorias observadas surgiram como resposta a um conjunto de ações de apelo à dádiva de sangue realizadas no decorrer de 2014, que teve como “momentos chave” o dia nacional e o dia mundial do dador de sangue, a época de verão, o dia de são Martinho e a época de Natal.
Laranja Pontes, presidente do conselho de administração do IPO do Porto, considera que “a dádiva de sangue é um pilar do IPO-Porto. Os doentes precisam frequentemente de transfusões, pelo que a aposta na sustentabilidade das dádivas está no centro da nossa atuação. Graças à solidariedade e coragem dos que se dirigem ao IPO-Porto para doar sangue, temos conseguido manter as nossas reservas num nível muito satisfatório”. 
Os interessados em contribuir para as dádivas de sangue no IPO do Porto poderão fazê-lo nas horas destinadas para o efeito, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 19h00, e aos sábados, das 8h30 às 12h30. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter