O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto) realiza, esta quarta-feira, 14 de maio, um rastreio de cancro da pele, para assinalar o Dia do Euromelanoma.
Mais do que sensibilizar a população para os cuidados a ter com o sol, o rastreio pretende detetar, ainda em fase precoce, possíveis lesões cutâneas que poderão estar associadas a problemas oncológicos.
Desde o dia 9 de maio que o número verde 808 202 517 está disponível para que todos os interessados possam ligar e inscrever-se no rastreio gratuito.
O Dia do Euromelanoma é uma campanha pan-europeia, que envolve 29 países, com o objetivo de dar informação a toda a população sobre o cancro da pele, o diagnóstico precoce e o seu tratamento e à qual o IPO do Porto se junta, mais uma vez, cumprindo a missão de cuidar e alertar a população da região Norte.
Assim, além da campanha de rastreios, a Clínica de Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO do Porto realiza, também esta quarta-feira, a partir das 15h00, uma ação de sensibilização primária junto de estudantes do Ensino Secundário para alertar para os cuidados a ter com a pele e a exposição solar.
Em 2013, dos 110 rastreios realizados no IPO do Porto, foi possível detetar dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e duas síndromes de nevos atípicos que mereceram vigilância apertada no instituto.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.