IPO do Porto lança petição para instituir o dia 20 de março como Dia Nacional da Esperança

O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO do Porto) lançou esta segunda-feira uma petição online no seu website que pretende instituir o dia 20 de março, que assinala a chegada da Primavera, como o Dia Nacional da Esperança. 
A iniciativa, que terá que reunir quatro mil assinaturas para que possa ser discutida na Assembleia da República, convida a sociedade civil e várias figuras públicas a juntar-se a esta causa.
Miguel Guedes, Carla Ascensão, Jorge Gabriel e Ana Bravo são os embaixadores desta campanha que pretende assumir-se como uma “ação simbólica” que nasceu como forma de relembrar “a importância da investigação clínica” e que “pretende agora ser também uma homenagem a cuidadores, profissionais de saúde e sobretudo ao doente oncológico, que encontra na esperança um apoio crucial no processo de tratamento”.
Numa nota, o instituto sublinha que “a criação da petição é o culminar de dois anos de iniciativas de envolvimento com a sociedade promovidas pelo IPO do Porto, com o apoio da Roche, num esforço de sensibilização para a importância da investigação no tratamento do cancro. Os avanços científicos verificados nesta área têm permitido prolongar e melhorar a qualidade de vida de muitos doentes, proporcionando mais esperança a todos aqueles que são diagnosticados com algum tipo de cancro”.
O oncologista José Dinis reforça ainda que “a evidência científica tem demonstrado a importância da esperança no contexto de doença grave, quer na adaptação a esta, quer na melhoria do bem-estar e qualidade de vida do doente”.
Por seu lado, Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto, garante que, naquela unidade, “a esperança é transversal a doentes e profissionais: esperança de sobrevivência, esperança de melhoria da qualidade de vida, esperança de tratar cada vez melhor, e com mais eficácia, os nossos doentes. Por isso, a criação deste Dia nasce como uma forma de homenagem, mas simboliza, sobretudo, a confiança no progresso científico e na capacidade de tratar o cancro com cada vez mais sucesso”.
O vídeo da campanha pode ser visualizado aqui e a petição assinada no website do instituto.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter