O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO Lisboa) vai homenagear os seus dadores de sangue, esta quinta-feira, 31 de março, como forma de assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue (que se comemorou no passado dia 27 de março, data que, este ano, coincidiu com o domingo de Páscoa).
Ao longo do dia, todas as pessoas que fizerem uma dádiva de sangue no instituto serão contempladas com ofertas e surpresas e, a partir das 17h30, decorrerá uma cerimónia de agradecimento e homenagem a todos os dadores do IPO Lisboa, com entrega de galardões aos dadores mais assíduos e de quatro medalhas de ouro a quatro dadores, uma distinção que assinala as 60 dádivas.
A ação tem como finalidade sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e agradecer aos dadores o seu contributo “fundamental para assegurar os cuidados prestados aos doentes oncológicos”.
Dialina Brilhante, diretora do Serviço de Imunohemoterapia, explica que “por ser um centro especializado em oncologia, o consumo de componentes sanguíneos no IPO de Lisboa é muito elevado. O tratamento dos doentes com cancro muitas vezes exige um suporte transfusional intenso que, por exemplo, num doente submetido a transplante de medula pode chegar aos 120 componentes plaquetários e 20 unidades de eritrócitos”.
A fechar a cerimónia, está prevista uma atuação dos Drs. Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, e um pequeno espetáculo com música de Cabo Verde, numa interpretação de Noel Fortes.
A par com as comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue, os profissionais do Serviço de Imunohemoterapia têm ainda a decorrer uma ação nas páginas do Facebook do IPO e no seu website, através das quais respondem a questões e dúvidas frequentemente formuladas por quem quer dar sangue.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.