A empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO de Coimbra) está já numa fase avançada e, em 2024, os serviços já estarão requalificados e a reforçar a resposta a todos os utentes assistidos no instituto. As obras de requalificação têm um custo de mais de 27 milhões de euros e são realizadas no ano em que o IPO de Coimbra completa 60 anos.
“A área da oncologia é exemplar na importância e relevância do Serviço Nacional de Saúde para o bem-estar das nossas comunidades”, afirmou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
As obras de requalificação em curso vão permitir tratar mais pacientes e com mais qualidade. A requalificação do edifício terá 16.270 m2 de construção – quando o edifício anterior tinha (apenas) 4.960 m2, aumentando a área de prestação direta de cuidados, em 32%.
O novo espaço terá seis pisos, um deles subterrâneo, e servirá para instalar os Serviços de Imagiologia, Medicina Nuclear, Gastrenterologia e respetivas áreas técnicas, cinco salas de bloco operatório e uma sala de cirurgia de ambulatório, uma unidade para doentes críticos e uma área de internamento com 98 camas (quatro delas de isolamento).
Fonte: SNS/Fotografia DR