IPO de Coimbra disponibiliza tecnologia de radiação única em Portugal para tratar cancro

O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Coimbra (IPO de Coimbra) vai disponibilizar aos doentes uma tecnologia única no país para o tratamento de cancro, que será usada para tratar, sobretudo, tumores de difícil acesso, como os cerebrais.
Com um investimento total de 4,5 milhões de euros de capitais próprios, a nova unidade de tomoterapia visa um tratamento “mais eficiente e com melhores resultados para o doente”. 
Manuel António Silva, presidente do IPO de Coimbra, refere, em comunicado, que através desta tecnologia inovadora, a dose de radiação pode ser direcionada especificamente para o tumor alvo, “poupando expressivamente cada um dos órgãos de risco que possam estar na sua vizinhança imediata e a administração consistente, eficiente e fiável dessa mesma distribuição de dose”.
Também a duração dos tratamentos diminui com a tecnologia, que mantém, no entanto, a eficiência, e garante maior “comodidade e bem-estar para o doente, que deixa de necessitar de longos tempos de imobilização e rigidez postural”, destaca a nota de imprensa. 
A técnica poderá estar disponível para todos os pacientes em Portugal, uma vez que a unidade de tratamentos se mantém aberta a colaborações com outros institutos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter