O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) distinguiu o neuro-oncologista pediátrico norte-americano David Lyden, especializado em tumores cerebrais, com a edição de 2014 do Prémio Mina J. Bisseil.
O trabalho do investigador foi ainda premiado pelo Programa Graduado em Áreas de Biologia Básica e Aplicada pela Universidade do Porto.
David Lyden, do Colégio de Medicina Weill Corneil, tem focado o seu estudo nos mecanismos através dos quais os tumores crescem e formam metástases para diferentes partes do corpo, incluindo o cérebro.
As suas pesquisas permitiram descobrir que os tumores cerebrais podem enviar sinais que levam certas células da medula óssea a multiplicarem-se e a migrarem até ao cérebro, onde induzem a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o tumor.
De momento, o investigador procura criar anticorpos que interfiram com essas células, tornando-as alvos terapêuticos.
O prémio de excelência de carreira foi entregue na passada semana no Ipatimup, durante o Simpósio “Understand cancer as a systemic disease: cancer is not just the tumour, que contou com a participação de David Lyden e de Mina Bissell, que dá nome ao Prémio.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.