Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, usou um método inovador com recurso a luz para guiar as células do sistema imunitário em direção às células tumorais, destaca um estudo publicado na revista Nature Communications.
O tratamento, um tipo de imunoterapia ótica, consiste no uso de duas técnicas complementares. Primeiro, o desenvolvimento de moléculas sensíveis à luz capazes de guiar as células T imunológicas em direção aos tumores de forma eficiente.
A molécula mais eficaz para cumprir essa função foi a canalrodopsina (CatCh), que está ativa em algas e é sensível à luz, podendo ser introduzida no sistema imunológico através de um vírus benigno e ativada para controlar a resposta das células T contra as células cancerígenas.
Segundo, o uso de um chip com LED minúsculos para guiar as células de defesa em direção ao tumor, o qual poderá, no futuro, ser implantado em seres humanos.
O objetivo dos cientistas agora é testar o sinal ótico emitido por uma nova versão do LED sem fios para verificar se este consegue transmitir luz até um tumor localizado numa zona mais interna do organismo.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.