Investigadores em Barcelona criam primeiro teste epigenético que identifica tumores primários

Investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, desenvolveram um novo teste epigenético que tem capacidade para identificar o tumor primário responsável pela metástase de determinado paciente. 
Num artigo publicado na revista The Lancet Oncology, Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética e Biologia do Cancro (PEBC) e professor naquela universidade, explica que o teste em causa, denominado por EPICUP, terá um impacto significativo na escolha do tratamento, pois permite aos médicos fazer um correto diagnóstico da origem do tumor.
O investigador sublinha que o teste é o culminar de um estudo que analisou “as assinaturas epigenéticas específicas para cada tipo de cancro em mais de 10 mil tumores humanos. Agora, ao estudar o ADN da metástase de um paciente com um tumor de origem desconhecida”, o epigenoma permitirá ao médico perceber qual a origem do tumor e garantir a escolha de terapias mais específicas.
Manel Esteller reforça ainda que os dados iniciais apurados com este teste epigenético revelaram que era possível duplicar a sobrevivência dos doentes rastreados.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter