Uma investigadora da Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, ganhou um prémio no valor de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros), que servirá para financiar a sua pesquisa sobre cancro pediátrico por um período de cinco anos.
Jessica Blackburn, oriunda do Reino Unido, é a responsável de um laboratório de ciências básicas que utiliza peixes zebra como cobaias.
Este prémio, conhecido como National Institutes of Health's New Innovator Award, irá financiar uma pesquisa que pretende encontrar as causas da recidiva de leucemia de três formas: identificando a assinatura genética única de células que causam a recidiva, através de uma tecnologia de sequência de célula única em modelos animais com e amostras de pacientes; descobrindo como e onde as células se “escondem” a partir da quimioterapia no corpo usando técnicas de imagem; e tentar encontrar novos fármacos que possam eliminar especificamente as células cancerígenas que causam a recidiva através de milhares de compostos de peixe zebra.
“A esperança para este projeto é que seremos capazes de fornecer novos conhecimentos sobre a biologia do que causa a recidiva do cancro, não só para encontrar melhores maneiras de tratá-lo, mas também para desenvolver estratégias de tratamento que evitem a ocorrência da recidiva, em primeiro lugar” disse a investigadora, que se mostrou orgulhosa pelo prémio e pelo reconhecimento de que o peixe-zebra pode ser importante para a pesquisa na luta contra o cancro.
O National Institutes of Health's New Innovator Award foi criado em 2007 e apoia pesquisas inovadoras de investigadores em inicio de carreira; este é um dos quatro prémios de prestígio do programa High-Risk, High-Reward, que foi criado para apoiar abordagens não convencionais de grandes desafios na pesquisa biomédica e comportamental.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.