Inteligência Artificial pode acelerar diagnóstico de tumores cerebrais pediátricos

Graças a uma investigação recente, crianças com cancro podem passar a receber um diagnóstico preciso de um tumor cerebral em apenas 10 minutos. Uma equipa de investigadores da Universidade de Birmingham (Reino Unido) conseguiu determinar a assinatura química única de cada tipo de tumor através da ressonância magnética.

De lembrar que o meduloblastoma, o cancro do cérebro mais comum, tem quatro tipos distintos, cada um dos quais requer uma abordagem de tratamento diferente. A esperança da Cancer Research UK – a maior organização independente de pesquisa sobre o cancro do mundo –  é a de que um diagnóstico mais rápido possa melhorar o prognóstico de crianças afetadas pela doença.

O estudo, publicado na eBioMedicine, revelou que é possível identificar o tipo de tumor através de ressonância magnética aprimorada por Inteligência Artificial, excluindo a necessidade de uma biópsia. Este avanço pode reduzir significativamente o atual período de espera de quatro semanas para um diagnóstico completo.

 

Diagnóstico mais rápido e mais preciso

“Podemos curar algumas pessoas com meduloblastoma, mas não todas. Quanto mais cedo pudermos iniciar o tratamento mais eficaz, melhores serão as suas hipóteses”, afirmou Andrew Peet, que liderou a investigação no Birmingham Children’s Hospital. Para Laura Danielson, líder de investigação no Cancer Research UK, “esta descoberta estabelece as bases para a criação de testes de imagem simples que podem diagnosticar de forma rápida e precisa diferentes tipos de meduloblastoma.

Peet acredita que identificar as principais substâncias químicas de cada tipo de tumor cerebral é o primeiro passo para descobrir novos tratamentos para o meduloblastoma e, potencialmente, abrir caminho para tratamentos personalizados e menos invasivos para todas as crianças.

 

Fonte: BirminghamWorld

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter