Inglaterra vai mapear ADN de 100 mil pessoas

Cerca de 100 mil britânicos vão ter o seu código genético mapeado, ao abrigo de um ambicioso programa de saúde pública promovido pelo Governo inglês que tem por objetivo revolucionar o tratamento e prevenção do cancro e outras doenças graves.
O Governo britânico destinou um investimento inicial de 100 milhões de libras (cerca de 124 milhões de euros) para o projeto, que pretende avaliar as sequências genéticas de milhares de pessoas, um componente-chave para alguns tratamentos médicos. 
Durante um período inicial de três a cinco anos, até 100 mil pessoas com cancro ou doenças raras poderão voluntariamente ter um mapa genético do ADN.
O tratamento do cancro a partir da genética será um dos principais objetivos do programa. A análise do ADN pode detetar a predisposição genética para certos tumores raros, mas o objetivo principal passa por analisar a forma como o ADN de um indivíduo promove o desenvolvimento do cancro. 
O secretário de Estado da Saúde britânico, Jeremy Hunt, revelou à Sky News que o programa em causa vai permitir ao Serviço de Saúde britânico “fazer descobertas revolucionárias sobre o funcionamento do cancro”, indicando quais os indivíduos mais suscetíveis e os melhores processos de tratamento.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter