Identificada hormona que pode ajudar a compreender o cancro

Um grupo de investigadores do Instituto de Neurociências e da Universidade Miguel Hernández de Elche, em Espanha, identificou, em insetos, a hormona que transmite ao organismo a informação para parar o crescimento dos órgãos e iniciar a sua maturidade, um sinal que também ocorre em tumores.

A investigação, publicada na revista Science, pode vir a ser útil para a compreensão de doenças como cancro, uma vez que, até agora, desconhecia-se de que forma o sistema endócrino, que controla o desenvolvimento do organismo, identificava o momento certo para parar o crescimento dos órgãos.

De acordo com o estudo, esta informação é transmitida através de uma hormona peptídica da família da insulina, que informa e coordena o crescimento dos órgãos para que as diferentes partes do organismo sejam proporcionais e simétricas nos dois lados do corpo.

Os investigadores concluíram que esta hormona é também produzida nos tumores, alertando o organismo para o seu crescimento anormal, o que constitui uma descoberta importante para melhor compreender a patologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter