I Congresso Cuidados Paliativos no IPO Porto arranca hoje

O I Congresso Cuidados Paliativos do IPO Porto realiza-se entre esta
sexta-feira e sábado, 17 e 18 de Junho, num ciclo de conferências que
tem como objectivo abordar as várias vertentes do Serviço.

 
Investigação em Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos em Grupos Especiais, Transmissão de Más Notícias, Custos da Unidade de Cuidados Paliativos e Intervenção dos Partidos com Assento Parlamentar sobre os Cuidados Paliativos são os temas que vão ser abordados pelos oradores convidados durante os dois dias de congresso.
 
O I Congresso Cuidados Paliativos realiza-se com o objectivo de apresentar os avanços e progressos que têm sido conseguidos nesta área de intervenção clínica, bem como promover a formação dos cuidadores de crianças, idosos, doentes com insuficiência renal ou com SIDA.

A transmissão de más notícias, a forma como estas devem ser dadas aos doentes e familiares é outro dos temas que vai ser discutido no segundo dia de congresso.

“Os Cuidados Paliativos são uma especialidade clínica que, nos últimos anos, tem tido um enorme progresso no que respeita à investigação e, por consequência, no desenvolvimento das melhores práticas terapêuticas para aliviar o sofrimento dos doentes em fase terminal. Nesse sentido, a realização deste tipo de congressos é fundamental para a transmissão de saber e experiências que possam melhorar a formação dos profissionais e a qualidade de vida daqueles que de nós dependem”, afirmou Ferraz Gonçalves, director da Unidade de Cuidados Paliativos da Rede do IPO Porto.

A Unidade de Cuidados Paliativos da Rede do IPO Porto tem como missão apoiar doentes com doenças crónicas incuráveis, avançadas e progressivas, bem como as famílias, e intervir na formação e investigação em cuidados paliativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter