HSJ: 22,5 milhões de euros garantem construção de ala pediátrica

O Governo português autorizou o centro hospitalar a gastar 22,5 milhões de euros para construir e equipar a nova ala pediátrica do Hospital São João, no Porto.

A novidade foi publicada em Diário da República, onde se lê que o Governo “autoriza” o Hospital São João a “assumir o encargo até 22,5 milhões de euros”, mais IVA, até 2021, “referente à construção e apetrechamento do Hospital Pediátrico Integrado”.

“Agora, acredito que a obra vai acontecer”, disse a diretora clínica, Maria João Baptista.

“Haver uma segurança do Estado em garantir financiamento público era o último elo que nos faltava para garantir que, efetivamente, a ala pediátrica vai ser construída”, referiu.

De lembrar que, durante cerca de 10 anos e até ao início de julho deste ano, o internamento de crianças foi realizado em contentores provisórios.

“Ao fim de dez anos temos uma garantia muito sólida de que vamos começar em breve a construção da ala pediátrica, ou seja, previsivelmente em 2021 vamos ter uma ala pediátrica que é fundamental para o centro hospitalar e para os profissionais, mas sobretudo para a comunidade, o SNS e as crianças e famílias”, disse Maria João.

Segundo a diretora clínica, a empreitada deverá começar ainda este ano, uma vez que, depois do hospital e do empreiteiro tratarem das questões burocráticas, particularmente da assinatura do contrato, o centro hospitalar e o SNS estarão em condições de arrancar com a obra.

Ainda assim, Maria João Baptista fez questão de salientar que as obras não irão afetar, nem interferir com os espaços onde, atualmente, estão internadas as crianças.

Fonte: Notícias ao Minuto

Comments are closed.
Newsletter