O hospitalcuf porto vai promover, no próximo sábado, dia 17 de novembro, o primeiro curso de nutrição pediátrica dirigido a pais e educadores, que visa alertar e contribuir “para a promoção de boas práticas na área da alimentação e nutrição infantil por parte de todos os profissionais no terreno, visando a otimização da saúde da criança e do adolescente em Portugal”.
Carla Rêgo, pediatra, lembra a importância dos hábitos alimentares saudáveis, sublinhando que “as escolhas alimentares e o estado de nutrição da mulher antes de engravidar, bem como durante a gravidez, condicionam o risco de o bebé expressar na idade adulta excesso de peso ou obesidade, doença cardiovascular, diabetes e cancro”.
A ideia do curso é ajudar e orientar os pais e educadores a “treinar” o paladar das crianças, para que estas possam desenvolver “o gosto pelos alimentos saudáveis”.
Carla Rêgo explica que “o paladar tem uma componente genética, mas tem muito de aprendizagem, constituindo o segundo semestre de vida uma janela privilegiada de treino e o segundo ano de vida um período sensível de consolidação de comportamentos”.
O curso conta com o patrocínio científico das Faculdades de Medicina e de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, e com o apoio da Associação Portuguesa e da Ordem dos Nutricionistas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.