Hospital pediátrico com atendimento em oncologia nasce no Rio de Janeiro

O Estado brasileiro do Rio de Janeiro inaugurou esta semana uma unidade pediátrica, o Hospital da Criança, que disponibiliza serviços a crianças e adolescentes até aos 19 anos, na área da oncologia, ortopedia e transplantes de rim e fígado.
A unidade foi construída na Vila Valqueire, na zona oeste da cidade, e está preparada para receber pacientes encaminhados pelo serviço nacional de saúde do Brasil, como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e o Instituto Nacional do Cancro (Inca).
O hospital dispõe de 58 enfermarias, 16 unidades de cuidados intensivos neonatais, nove unidades de cuidados intensivos pediátricos e oito cadeiras para tratamentos de quimioterapia.
A Secretaria Estadual de Saúde admite que, anualmente, o Hospital da Criança terá capacidade para realizar 450 transplantes, 2,4 mil sessões de quimioterapia, 3,3 mil procedimentos cirúrgicos complexos e 8,4 mil consultas em regime de ambulatório, além de variadíssimos exames. Aos doentes e familiares são ainda disponibilizados serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico.
A decoração do espaço é centrada na temática da criança, numa fusão de espaços alusivos à infância que têm como objetivo desmistificar a ideia que muitas crianças têm do hospital como um lugar triste, tornando-o num local acolhedor e tranquilo, onde elas possam sentir-se confortáveis.
A decoração infantil foi pensada ao pormenor, como é exemplo o dispositivo de tomografia, em forma de nave espacial, com luzes de LED que representam “estrelas e desenhos de crianças com roupas de astronauta”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter