Hospital Fernando Fonseca e Fundação Ronald McDonald assinam protocolo para apoiar famílias de crianças assistidas no Serviço de Pediatria

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram, neste mês de novembro, um protocolo para a instalação de um novo Espaço Familiar Ronald McDonald destinado a apoiar as famílias com crianças internadas ou em tratamento neste hospital. O Serviço de Pediatria do hospital assiste doentes em idade pediátrica com várias patologias, incluindo da área oncológica.

O HFF refere, num comunicado, que este espaço, que irá abrir durante o ano de 2023, tem como objetivo proporcionar um local dentro do hospital para que as famílias possam quebrar a sua rotina hospitalar e cuidar de si, enquanto se mantêm próximas das suas crianças em tratamento.

Localizado na cobertura do edifício do HFF, o Espaço Familiar Ronald McDonald irá contar com uma área de terraços de 270m2 e com uma área interior de 301m2. A configuração semelhante a uma casa irá disponibilizar lavandaria, cozinha e sala de refeições, dois quartos, casas de banho, e salas de estar e de brincadeiras.

Todas as famílias com crianças em tratamento nos Serviços de Pediatria do HFF poderão utilizar o Espaço Familiar Ronald McDonald, bastando para isso serem referenciadas e encaminhadas pelos serviços do hospital.

“Este projeto será um contributo inestimável para a nossa missão que é cuidar da saúde dos nossos utentes, e neste caso, particularmente dos familiares dos nossos pequenos utentes, que, desta forma, poderão estar presentes no hospital com maior conforto e tranquilidade. A criação do Espaço Familiar Ronald McDonald no HFF é um passo importante na humanização dos cuidados que para nós é uma prioridade”, destacou Chêdas, presidente do Conselho de Administração do HFF,

Marta Pires, diretora-executiva da Fundação Ronald McDonald, explicou que “o Espaço Familiar Ronald McDonald pretende ser um verdadeiro ‘oásis de tranquilidade’ na vida das famílias que acompanham os seus filhos em tratamento neste hospital. Quando a criança está doente, os pais precisam de estar próximos dos seus filhos e no Espaço Familiar Ronald McDonald encontram, gratuitamente, um espaço capaz de lhes proporcionar um refúgio, afetuoso e acolhedor, dentro do Hospital, que lhes permite reduzir o stress e o cansaço e possibilita um maior foco na saúde e na recuperação das suas crianças”.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde/Fotografia: Serviço Nacional de Saúde/DR

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter