O Hospital de São João, no Porto, vai adquirir três novos equipamentos que permitirão “dar uma resposta mais eficaz” a todos os doentes oncológicos tratados na unidade hospitalar, sobretudo na área da radioterapia.
O diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Miguel Barbosa, explicou que os três equipamentos vão permitir “dar uma resposta muito mais célere e eficaz aos doentes”, em particular, a todos os pacientes que sofrem com doença oncológica.
Num investimento de 7,6 milhões de euros, os três aparelhos vão colocar o Hospital de São João “na vanguarda do tratamento do cancro”.
Um dos equipamentos é um Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada (TC), que deverá ficar operacional já no próximo mês e permite fazer “procedimentos de radiologia de intervenção”, isto é, tratar algumas lesões oncológicas nos doentes em que não é considerada a possibilidade de cirurgia.
Em maio ficará operacional outro dos equipamentos, nomeadamente, a câmara de PET/CT. Com esta tecnologia, os doentes oncológicos não vão precisar de sair do hospital para realizar este tipo de exames.
Entre meados de junho e julho, deverá ficar também operacional o novo acelerador linear, equipamento que permitirá “aumentar a capacidade de resposta do serviço de radioterapia”.
Fonte: SNS