O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no Brasil, tem-se destacado no que toca ao tratamento de tumores, recorrendo a um tipo de procedimento que se designa por radioterapia intra-operatória, que permite a aplicação da radiação durante a cirurgia para retirada de um tumor.
A cirurgia intra-operatória apresenta vantagens relativas aos tratamentos actuais, no sentido em que, aliando a cirurgia à radioterapia, garante uma maior eficácia no tratamento contra o cancro, além de proteger de modo mais eficaz os órgãos saudáveis.
Alceu Migliavacca, cirurgião do HCPA, sublinha que a radioterapia intra-operatória consiste numa aplicação única de radiação no local e origem do tumor, assumindo maior eficácia, pois evita a aplicação de radiação em diversas sessões.
O cirurgião ressalva que a adopção desta técnica tem-se assumido como uma tendência mundial e tem sido frequentemente utilizada no tratamento de sarcomas – tumores que atingem as crianças em idade pediátrica com maior incidência nas regiões da cabeça, pescoço, área genital, tronco, braços e pés.
O sarcoma é tratado geralmente com cirurgia e radioterapia para evitar o seu reaparecimento. O cirurgião sublinha a importância da aplicação de radiação durante a cirurgia, como forma de proteger os órgãos saudáveis localizados perto das regiões onde se formam as células tumorais do sarcoma.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.