Uma pesquisa sueca identificou dois compostos, uma hormona e uma proteína, que podem estar diretamente envolvidos no desenvolvimento e crescimento das células cancerígenas.
Testes realizados no Instituto Karolinska, na Suécia, analisaram cobaias de laboratório para avaliar o efeito da hormona PDGF-BB e da proteína do sangue EPO no organismo dos animais, explica um artigo publicado na revista Nature Medicine.
Os resultados apurados confirmaram que a hormona PDGF-BB impulsiona o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam os tumores, promovendo ainda a propagação das metástases.
Por seu lado, a proteína EPO potencia “a produção de sangue e estimula a angiogénese tumoral, estando diretamente associada à proliferação, migração e crescimento das células endoteliais e à sua capacidade de formar o tubo epitelial”, afirmaram os investigadores.
Os cientistas acreditam que a combinação de fármacos dirigidos contra estes dois compostos assume um potencial superior, no que refere aos benefícios terapêuticos, e sublinham que vão prosseguir com o seu estudo em cobaias, a fim de explorar oportunidades para dar início a estudos clínicos em doentes.
Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.