“Guloseimas saudáveis” que ajudam a administrar medicamentos a crianças chegam ao mercado nacional este ano

Uma start-up portuguesa do Porto desenvolveu “guloseimas saudáveis”, uma espécie de remédios saborosos sem açúcar, glúten, nem lactose, corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais, com o objetivo de facilitar a administração de medicamentos a crianças. As guloseimas podem chegar ao mercado nacional ainda este ano.
Nuno Adriano Santos, engenheiro químico e fundador do projeto Doctor Gummy, explica que na origem da criação do produto esteve o facto de a indústria farmacêutica normalmente usar o recurso ao açúcar para tornar os medicamentos para crianças mais fáceis de serem administrados, o que representa riscos para a saúde dos mais pequenos, havendo assim necessidade de se criar uma nova alternativa. 
“No setor farmacêutico, o que se faz é, quando o medicamento é amargo, adiciona-se açúcar”, referiu Nuno Santos, acrescentando que essa adição de açúcar pode provocar outros problemas de saúde, como cáries, diabetes e obesidade.
Após cinco anos de investigação, os pesquisadores portugueses criaram essas guloseimas saudáveis, em cinco formas específicas: gomas, pastilhas, rebuçados, chupas e chocolates que têm características muito especiais: não têm açúcar, glúten, lactose, corantes nem conservantes artificiais. Não têm também nenhum tipo de ingrediente artificial ou que possa gerar intolerância a crianças e a adultos. 
Na base destes produtos estão ingredientes naturais como legumes, vegetais e frutas, que dão cor às guloseimas, aos quais é adicionado o princípio ativo dos medicamentos de que as crianças necessitam.  
Foram registadas já duas patentes nacionais e uma internacional do produto e a Doctor Gummy quer licenciar a sua tecnologia a entidades do setor farmacêutico. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter