O Dia de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (TNE) ocorre a 10 de novembro. Para assinalar a data, o Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos (GE-TNE) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) vai organizar na manhã desse dia, o 2º NETwork de Tumores Neuroendócrinos, a ter lugar no Auditório do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO Lisboa), um evento dirigido a todos os profissionais de saúde interessados nesta área.
Pelo facto de ser uma doença de desenvolvimento lento e cujos sintomas podem ser confundidos com outro tipo de patologia, os Tumores Neuroendócrinos são de difícil diagnóstico.
No caso das crianças, o tipo de tumor neuroendócrino mais conhecido e frequente é o neuroblastoma, que representa entre 8% a 10% dos casos de tumores em crianças e que ocorre em determinados locais do sistema nervoso simpático (responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de stress e impulsos).
“Se não se suspeitar, não se deteta a patologia, e o objetivo do 2º NETwork é divulgar estes tumores complexos, cujo aumento exponencial de incidência nos últimos 30 anos fez com que estejam a deixar de ser considerados tumores raros”, explica Ana Paula Santos, deste Grupo de Estudos.
E é precisamente por esta razão que a imagem da campanha ‘NET CancerDay’ é em tudo semelhante à pelagem de uma zebra, alertando para o facto de que, quando ouvimos o som dos cascos na rua, podermos estar perante zebras, e não perante cavalos, apesar de ser essa a situação mais frequente. Perante os sintomas, é portanto necessário, pensar nos casos mais raros. E daí o mote da campanha: ‘se não suspeitar, não vai detetar’!
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.