Garcia de Orta prevê investimento superior a 1,2 milhões de euros em oncologia

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado na passada terça-feira, 4 de fevereiro, o Hospital Garcia de Orta (HGO) fez um retrato do seu serviço de oncologia, anunciando um investimento global superior a 1,2 milhões de euros nesta área.
Ao hospital chegam, todos os anos, cerca de 1 700 novos casos de cancro, motivo pelo qual o HGO sentiu a necessidade de melhorar a resposta aos seus doentes, tendo previsto um investimento global superior a 1,2 milhões de euros (50% dos quais resultam de apoios de mecenato), que se destina à criação de novos meios de diagnóstico, novas técnicas e unidades de tratamento.
O balanço do último ano indica um crescimento do número de cirurgias realizadas naquela unidade (14%), com um tempo médio abaixo do previsto (30 dias), e do número de tratamentos (17%), num total de 1 400 cirurgias e 4 500 tratamentos.
Em 2013, o HGO apostou na reestruturação dos serviços de oncologia, com a aquisição de um novo mamógrafo, de uma Unidade de tratamento da Mama e de um equipamento inovador em Portugal para cirurgia dos tumores cerebrais. O hospital remodelou e reequipou também a Unidade de Gastroenterologia e criou um dos primeiros bancos de tumores em Portugal.
O HGO tem ao seu dispor uma Equipa de Cuidados Paliativos que promete uma nova abordagem do doente oncológico, tanto no hospital como no domicílio, e tem vindo a reforçar os meios humanos, com dois novos Hematologistas, prevendo-se, nas próximas semanas, que comece a receber doentes do Barreiro, podendo passar a dar resposta à zona de Setúbal dentro de um ou dois meses. 
A Unidade Tratamento da Dor do HGO é uma referência no país e estima-se que ainda no primeiro semestre de 2014 entre em funcionamento o novo Hospital de Dia de Oncologia e uma nova Unidade de Tratamento da Dor.
O HGO tem também em curso um projeto de integração de cuidados na área oncológica com os Cuidados de Saúde Primários, partilhado por médicos hospitalares e médicos de família, com o intuito de antecipar o diagnóstico e o tratamento da doença.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter