Coimbra recebeu este fim-de-semana, 27 e 28 de setembro, a XXXI Reunião da Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica (SHOP). O evento anual juntou especialistas, investigadores e profissionais de saúde para debaterem avanços significativos na área da oncologia pediátrica.
A Fundação Rui Osório de Castro e representantes de associações de pais, entre as quais a Acreditar, também participaram do evento, tornando clara a necessidade de um esforço conjunto para melhorar as condições de tratamento e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
A importância dos ensaios clínicos na oncologia pediátrica foi um dos temas abordados, tendo em conta de que estes são fundamentais para o desenvolvimento de novos tratamentos. Destacando os desafios enfrentados em Portugal, foi referido o quanto a falta de especialistas dedicados e a priorização de estudos da indústria farmacêutica dificultam a inclusão de crianças em ensaios clínicos.
O projeto POPCARE (Pediatric Oncology Precision Care Platform), coordenado pelo IPATIMUP, esteve em destaque nesta reunião, como uma iniciativa inovadora que pretende ser uma plataforma de medicina de precisão em oncologia pediátrica, promovendo a colaboração entre centros de referência, laboratórios e associações, no sentido de facilitar o uso de terapias direcionadas e a criação de um Molecular Tumour Board para otimizar diagnósticos e decisões terapêuticas.
Nestes dois dias, fez também parte do programa um curso dedicado à formação de jovens pediatras, dada a importância da capacitação de novas gerações de profissionais para que estejam preparadas para enfrentar os desafios da especialidade
Esta iniciativa da SHOP tem também como propósito promover a comunicação e o acesso à informação para pacientes, famílias e o público em geral.
Fonte: SIC Notícias