A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, promove a exposição de pintura “Art Against Child Cancer”.
A exposição será inaugurada no dia 23 de maio na Cidadela Art Discrict, em Cascais, onde permanecerá durante 2 meses de forma a angariar fundos e a sensibilizar para a causa da oncologia pediátrica em Portugal.
A exposição é composta por sete obras de artistas de renome na área da pintura contemporânea, tais como Gonçalo Mar, Mário Belém, Paulo Arraiano, Pedro Zamith, Pedro Amaral, Rita Melo e Sebastião Peixoto, que reinterpretaram pinturas realizadas por sete crianças em tratamento no IPO de Lisboa, sob o mote “Se fosses um inventor, o que inventavas?”.
O desafio foi lançado às crianças para apelar ao seu lado mais criativo e divertido, sobretudo quando atravessam um período complicado devido à doença, e aos artistas que se inspiraram nas telas das crianças numa perspetiva de arte narrativa. Este estilo artístico assenta num senso de humor específico, desde o mais alegre ao mais sarcástico, sendo atrativo para uma das faixas etárias mais abrangentes do cancro infantil, a infantojuvenil.
Os pequenos artistas criaram pinturas surreais com conceitos interessantes e representativos do modo como encaram a doença e a vida. A Catarina criou o seu Tribunal da Justiça, a Francisca o Carro Voador que permite viajar por muitos Países, a Lídia preferiu criar a sua Máquina da Paciência, o Martim desenhou o Martelo Mágico para curar todos os meninos enquanto que a outra Catarina inventou umas Portas Mágicas com acesso ao seu espetáculo de ballet, a Simaura inventou uma Televisão Transportadora para que pudesse vivenciar tudo o que nela passa e, por fim, o Pedro criou a Máquina de Guloseimas que não precisa de pilhas para funcionar.
“Desta vez, decidimos apelar à criatividade de sete crianças em tratamento no IPO de Lisboa, proporcionando momentos de distração mas também de bem-estar emocional. São sete pequenos artistas que se aliaram a sete grandes artistas com o objetivo de divulgar a nossa missão. É sempre muito comovente assistir à entrega quer das crianças quer de todos os que de forma tão generosa e gratuita se associam connosco à nossa causa”, realça Karla Osório de Castro, presidente do Conselho de Administração da Fundação.
O projeto, promovido pela Fundação Rui Osório de Castro em parceria com a Pousada de Cascais, Cidadela Art District, contou com a colaboração de Pedro Zamith no Comissariado, Paulo Arraiano e Suzana Carneiro no Design e ainda com o apoio do serviço de pediatria do IPO de Lisboa, Maria Papoila, Noval, Out of the Blue, Science 4you e transportadoras Sonia & Bruno Lda. e Vasp.
Parte das vendas das obras resultantes desta exposição reverterá para a Fundação Rui Osório de Castro, de modo a apoiar os projetos desenvolvidos na área da informação e da Investigação Cientifica, no âmbito da Oncologia Pediátrica.
Para mais informações, clique aqui.
Deixe um comentário