A Fundação Rui Osório de Castro apresentou recentemente no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, o guia “Ensaios Clínicos – Guia para os Pais”, um documento informativo que visa apoiar as famílias na tomada de decisões conscientes e informadas sobre a participação dos seus filhos em ensaios clínicos.
Este lançamento decorreu no âmbito do 11.º Seminário de Oncologia Pediátrica, um evento que reúne profissionais de saúde, famílias e sobreviventes para discutir desafios e avanços no tratamento do cancro pediátrico.
Informação clara e acessível para apoiar as famílias
O guia será distribuído gratuitamente aos pais e cuidadores de crianças com cancro, proporcionando-lhes um recurso que podem consultar a qualquer momento.
“O objetivo é tranquilizar os pais, dar-lhes informação estruturada para que possam refletir e discutir com a família. Muitas vezes, a quantidade de informação transmitida pelos médicos pode ser avassaladora, e este guia permite que os pais voltem a ela sempre que precisarem”, explica Mariana Mena, diretora-geral da Fundação.
O documento explica de forma acessível o que são ensaios clínicos, como funcionam, quais as diferentes fases, os possíveis efeitos secundários e os direitos dos participantes.
Investigação como motor da evolução dos tratamentos
Os ensaios clínicos desempenham um papel fundamental na evolução dos tratamentos do cancro pediátrico, permitindo testar novas terapias e melhorar as já existentes.
“Se não continuarmos a investir na investigação, não só não conseguimos melhorar a taxa de sobrevivência, como também não conseguimos garantir melhor qualidade de vida aos sobreviventes”, sublinha Mariana Mena.
Atualmente, a taxa de sobrevivência ao cancro pediátrico ronda os 80%, mas muitos sobreviventes vivem com efeitos secundários dos tratamentos.
Este guia é uma adaptação de um recurso internacional, desenvolvido com o apoio científico do Dr. Ximo Duarte e do Dr. Manuel Brito, e com o apoio financeiro da IMGA.
Está disponível no PIPOP.
Fonte: Correio da Manhã