A Fundação Rui Osório de Castro e a Câmara Municipal de Lisboa vão inaugurar a Exposição CLICK’A 2, no dia 15 de fevereiro, pelas 18h30, na Cordoaria Nacional, assinalando desta forma o Dia Internacional da Criança com Cancro.
A exposição mostra o projeto CLICK’A 2, levado a cabo pela Fundação Rui Osório de Castro, uma IPSS que atua na área da Oncologia pediátrica, e que envolveu 15 crianças em tratamento no IPO de Lisboa e 15 fotógrafos.
Esta iniciativa, inaugurada no dia 15 de fevereiro e patente até 31 de março de 2013, pretende homenagear todos os jovens que participaram no projeto (os presentes e ausentes), para além de angariar fundos para a causa da oncologia pediátrica, através da venda das fotografias dos fotógrafos.
O projeto CLICK’A 2 foi promovido pela Fundação Rui Osório de Castro em 2010 e reuniu 15 crianças, maiores de 7 anos e em tratamento no IPO de Lisboa, e 15 fotógrafos em formação no AR.CO.
Foi entregue a cada criança uma máquina fotográfica instantânea para que esta pudesse retratar, durante um certo período de tempo, um tema livre. Cada criança foi acompanhada regularmente por um fotógrafo e assim o trabalho foi realizado em dupla, enriquecendo o processo criativo. Desta parceria resultaram curiosas imagens do quotidiano e imaginário de cada criança… Imagens que mostram o que eles queriam mostrar, imagens de pessoas que os rodeavam e amavam, mas também dos seus brinquedos ou animais de estimação, das viagens que faziam entre as suas casas até ao hospital ou simplesmente os seu quartos no IPO.
Surpreendentemente, o projeto não se ficou por aqui e, numa fase posterior, cada fotógrafo desenvolveu o seu próprio projeto fotográfico, tendo como pano de fundo a relação de cumplicidade que cada um foi estabelecendo com cada criança. Projetos carregados de simbolismo e vivências…
O que nasceu de um projeto simples veio revelar-se num trabalho muito mais complexo, levando a uma 3ª e última fase: a de dar a conhecer as fotografias não só das crianças como também dos fotógrafos. Esta exposição, para além da abordagem artística, pretende mostrar que o envolvimento das crianças no processo criativo pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida, através da exteriorização de sentimentos, para além de permitir à criança uma alienação face à realidade angustiante em que vive.
Apesar da taxa de sobrevivência do cancro pediátrico (crianças e jovens até 18 anos) ser cerca de 75%, das 15 crianças que participaram neste projeto, apenas 8 poderão ver expostos os seus trabalhos já que 7, infelizmente, não conseguiram lutar contra a doença. Será precisamente a estas crianças e suas famílias, bem como a todas as crianças que – heroicamente – se encontram a lutar contra esta doença, que a exposição CLICK’A 2 será dedicada, com uma homenagem especial no dia 15 fevereiro, o Dia Internacional da Criança com Cancro.
Este evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e Galeria Torreão Nascente na cedência do espaço e materiais de comunicação e ainda com o apoio da Epson, Planimagem e Dimatur na produção das obras fotográficas, Sara Chainça no design gráfico, Maria Papoila e Quinta do Noval no catering, Out Of The Blue – Difusão Cultural com o som do saxofonista João Ferreira, RFM com uma campanha de divulgação da iniciativa e Frederico Simões e João Varela na fotografia e vídeo.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.