Entregue pelo terceiro ano consecutivo, o prémio é uma das maiores distinções pecuniárias atribuídas, em Portugal, nesta área de intervenção social e de protecção à infância e aos idosos, educação, formação e cultura.
A Acreditar ganha assim o melhor projecto a concurso sobre o tema específico “Saúde na Criança: Alavanca da Cidadania”. O prémio visou “distinguir projectos, tecnologias e/ou práticas de cuidados de saúde inovadores e integradores, desenvolvidos em Portugal, que demonstrassem, pelo seu cariz solidário e humanitário, acrescentar valor de diferenciação positiva ao processo de dignificação e promoção das condições de vida da criança e, em particular, da criança vítima de doença”.
Sob o lema “Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança”, a Acreditar promove um modelo de intervenção integrado e articulado com os hospitais, destinado a dignificar e melhorar as condições de vida da criança com cancro nas vertentes familiar, hospitalar, escolar e social.
Para além da acção prestada em contexto hospitalar (apoio emocional e humanitário centrado na criança e sua família), dos projectos na área dos Cuidados Paliativos Pediátricos (prestados no hospital e no domicilio), a Associação criou também as Casas Acreditar, residências temporárias para acolhimento gratuito da família e da criança que, sujeita a longos períodos de tratamento, se vê obrigada a afastar-se da sua área de residência longínqua.
Estas Casas acolhem não só crianças com cancro, como também crianças vítimas de outras doenças. O projecto “Aprender+” e o “Apoio Pedagógico e de Estimulação de Funções Cognitivas a crianças e jovens” proporcionaram à criança com doença oncológica oportunidades de desenvolvimento para uma mais fácil reintegração escolar.
A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar em Coimbra, no dia 26 de Novembro, pelas 11h00, no Auditório do Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação Bissaya Barreto.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.