Frei Fernando Ventura faz duras críticas ao adiamento das obras na ala de pediatria do Hospital de São João

Frei Fernando Ventura reagiu à notícia do adiamento das obras ao serviço de pediatria oncológica do Hospital de São João, no Porto, com uma publicação no Facebook onde tece duras críticas ao Ministro das Finanças, Mário Centeno.

Foi na passada quinta feira que se ficou a saber que as obras no “Joãozinho” iriam ser, mais uma vez, adiadas; o projeto, que existe há já 10 anos, está avaliado em 22 milhões de euros, sendo que o Hospital de São João tem já mais de 19 milhões de euros numa conta.

O problema é que falta a luz verde do governo, nomeadamente do Ministério das Finanças, para que as obras arranquem. E recentemente ficou-se a saber que esse mesmo projeto será entregue para avaliação a uma comissão de estudo.

“Alguém disse um dia, ‘se queres fazer alguma coisa faz; se não quiseres fazer, nomeia uma comissão…’”, escreveu o pároco na carta que partilhou no Facebook e que possa ser lida, na íntegra, em baixo:

Exmo Senhor
Ministro Mário Centeno,
Escrevo-lhe a poucas horas de partir para mais uma missão no estrangeiro.
Como habitualmente, passei as minhas férias que acabam hoje, a trabalhar como capelão substituto do IPO Porto.
Obviamente que esta informação, sobre o que eu faço ou deixo de fazer nas minhas férias, lhe é completamente inútil. Contudo, partilho-a consigo porque hoje, no IPO Porto fiquei a saber, tal como o resto do país, que as obras prometidas, validadas, avaliadas, previstas, orçamentadas e aprovadas há anos para o serviço de pediatria oncológica do Hospital de S. João, ali ao lado do IPO, foram mais uma vez adiadas… pior do que isso, foram entregues a uma “comissão de estudo”.
Alguém disse um dia, “se queres fazer alguma coisa faz; se não quiseres fazer, nomeia uma comissão…”
Pelos vistos V. Exa. ou alguém por si, vai nomear uma para tratar das condições do espaço onde as crianças com doenças do foro oncológico são tratadas no HSJ. Pelos vistos as crianças do HSJ vão continuar à espera do seu visto…
Pelos vistos, V. Exa. irá ter um regresso ao trabalho, depois de férias, bastante agitado.
As crianças da oncologia do HSJ ainda não votam, nem fazem greves, nem paralisam escolas, nem hospitais, nem serviços públicos, mas não estão sozinhas. Acredite que não estão.
Desejo-lhe um bom regresso ao trabalho.

Quando confrontado com as suas declarações, o frei foi ainda mais longe e, ao Diário de Notícias, disse que estas são atitudes “terceiro mundista”, tendo apelidado de “canalhas, quem quer que seja que se atreva a brincar com crianças com cancro”.

Comments are closed.