Folhetos sobre Tipos de Cancro Infantil

Para colmatar a falta de informação científica e adequada à população infantil atingida pela doença oncológica e seus familiares, a Fundação Rui Osório de Castro tem ao seu dispor 13 folhetos explicativos sobre os tipos de cancro mais comuns na infância.

Para cada tipo de cancro, são abordados os temas “O que é?”, “Quais os fatores importantes no tratamento da doença”, “Qual o tratamento”, “De que forma posso ajudar a minha criança”, “Palavras que deve conhecer” e “Perguntas a fazer à equipa da Unidade de Oncologia Pediátrica”.

O projeto “Folhetos Informativos” contou com o apoio da Luimig na impressão e de médicos do serviço de pediatria do IPO de Lisboa.


Os Tumores Germinativos são formados por células germinativas imaturas que se desenvolvem geralmente nas gónadas.


A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é a doença oncológica mais frequente na criança. Deve-se a uma alteração no desenvolvimento das células da medula óssea que produzem células presentes no sangue. No caso da LLA os linfócitos imaturos (linfoblastos) não funcionam de forma normal.

Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA)

A Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA) é o segundo tipo de leucemia mais frequente na criança. Deve-se a uma alteração no desenvolvimento das células da medula óssea que produzem células presentes no sangue. No caso da LMA os mielócitos imaturos (mieloblastos) não funcionam de forma normal.

Linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin é um cancro do sistema linfático, que surge quando as células linfáticas se alteram e crescem de forma anormal. Existem dois tipos de linfoma de Hodgkin, o linfoma clássico e o linfoma nodular com predomínio de linfócitos.

Linfoma não-Hodgkin

O linfoma não-Hodgkin é um cancro do sistema linfático, que surge quando as células linfáticas se alteram e crescem de forma anormal. Os quatro tipos de linfoma não-Hodgkin mais frequentes nas crianças são o linfoma de Burkitt (o mais comum), o linfoma de grandes células B, o linfoma linfoblástico e o linfoma anaplásico.

Tumores do Sistema Nervoso Central

Os tumores do sistema nervoso central desenvolvem-se quando se dá uma alteração das células do cérebro ou da espinal-medula, que crescem descontroladamente e formam uma massa (tumor).

Neuroblastoma

O neuroblastoma é um tumor sólido maligno, o mais frequente em Pediatria depois dos tumores do sistema nervoso central. Este tumor forma-se quando umas células especiais que existem em vários locais do corpo (neuroblastos) não crescem de forma adequada.

Tumor de Wilms

O tumor de Wilms é o tipo de tumor renal mais frequente na criança. Desenvolve-se quando células imaturas do rim começam a crescer de forma descontrolada e formam uma massa (tumor).

Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor que se desenvolve numa zona do olho chamada retina.


Hepatoblastoma

O hepatoblastoma é o tipo de tumor maligno do fígado mais frequente na criança; na maioria dos casos surge antes dos 5 anos. Desenvolve-se quando células imaturas do fígado começam a crescer de forma descontrolada e formam uma massa (tumor).

Tumores de Ewing

A família de tumores de Ewing é um grupo de cancros que afectam os ossos e os tecidos moles à sua volta, sendo mais frequente nos adolescentes.

Osteosarcoma

O osteosarcoma é um tumor que afecta os ossos, sendo mais frequente em adolescentes e jovens adultos. O tumor aparece quando as células imaturas dos ossos se transformam em células tumorais em vez de se transformarem em osso; pode desenvolver-se em qualquer osso do corpo.
Rabdomiosarcoma

O rabdomiosarcoma é um tumor dos tecidos moles (tecidos que suportam e ligam as várias partes do corpo) com origem nas células imaturas que formam os músculos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter