Exército e IPO de Lisboa em plena cooperação

No decorrer das obras da nova Unidade de Transplante de Medula e de requalificação e ampliação do Bloco Operatório Central, do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa), a Unidade de Cirurgia de Ambulatório vai funcionar provisoriamente nas instalações do Exército que disponibilizou ao instituto um bloco operatório militar.

A cedência do espaço permitirá manter o normal funcionamento das cirurgias em ambulatório em condições de segurança e qualidade adequadas até que as obras acabem.

Sandra Gaspar, vogal do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, confessa que este projeto “é um bom exemplo de cooperação institucional em que se criam sinergias e rentabilizam recursos estatais, em benefício dos cidadãos e dos doentes em particular”.

A responsável sublinha ainda que esta mesma cooperação vai permitir que, durante o próximo ano, o IPO de Lisboa possa testar e utilizar os equipamentos do Exército, “permitindo a validação daquele Módulo Cirúrgico para futura utilização em situações de catástrofe, tanto em Portugal como no estrangeiro”.

A mudança para as novas instalações foi realizada no passado dia 8 de dezembro com alguns desafios que obrigaram à mobilização de vários meios do Exército, incluindo duas viaturas, três camiões trator com semirreboque, uma empilhadora de 2,5 toneladas e ainda uma empilhadora telescópica de 18 toneladas.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter