Exercício físico pode evitar reincidência do cancro

Cientistas norte-americanos sublinham que a prática de exercício físico é muito importante para manter um bom estado geral de saúde, podendo inclusive ajudar a travar a reincidência do cancro.
Uma equipa de pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nebraska e do Instituto de Reabilitação de Rocky Moutains acredita que o exercício físico impulsiona o sistema imunológico e pode mesmo ajudar os sobreviventes com cancro a evitar o reaparecimento da doença.
Neste pequeno estudo foram avaliados 16 sobreviventes de cancro. Os resultados mostraram que um grande número de células T (glóbulos brancos) melhorou a sua capacidade de lutar contra a doença, depois dos doentes terem participado em sessões de exercício físico durante 12 semanas.
“Se o exercício de facto fortalece o sistema imunológico e, potencialmente, melhora a vigilância do cancro” é importante educar os pacientes nesse sentido, encorajando-os a participar de uma atividade física regular e “torná-la uma prioridade nas suas vidas”, acrescentam os cientistas.
Apesar das boas notícias, os cientistas sublinham que os resultados são fruto de um estudo realizado com uma amostragem reduzida, pelo que são necessárias mais pesquisas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter