Exame desenvolvido por investigadores do MIT deteta mutações cancerígenas

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo exame capaz de detetar mutações cancerígenas já conhecidas e mutações ainda desconhecidas.

Intitulado ichorCNA, o novo exame consegue avaliar uma amostra de sangue e identificar a presença de ADN tumoral, recorrendo a uma técnica conhecida como exoma completo; desta forma, o exame permite a identificação precoce das doenças oncológicas, bem como a diminuição das recidivas.

Apesar de não ser totalmente eficaz, tendo-o sido em apenas 33% a 49% dos pacientes com os diferentes tipos de cancro avaliados, os cientistas acreditam que existe margem para progressão à medida que o sequenciamento genético se torne mais barato.

O ichorCNA consegue ainda analisar fragmentos de ADN enquanto procura por padrões de mutação quase universais em genomas do cancro, tendo potencial para identificar tumores com mutações conhecidas e desconhecidas.

Conhecida como biópsia liquida, esta análise é feita com uma amostra de sangue de um paciente e está a emergir como uma alternativa promissora às biópsias cirúrgicas invasivas.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter