Jordan Rance tinha apenas 11 anos quando foi diagnosticada com osteossarcoma, em 2005. Depois de superar o choque inicial, os pais de Jordan levaram-na para ser tratada no MD Anderson Children’s Cancer Hospital, nos Estados Unidos, onde recebeu tratamento de quimioterapia e realizou uma cirurgia ortopédica.
Os tratamentos duraram um ano e, atualmente, Jordan tem 29 anos e continua livre da doença. Hoje, afirma que a experiência proporcionada pelo Children’s Art Project, um projeto daquele hospital, foram maravilhosas e únicas, tanto quando ainda era criança, como na atualidade.
As atividades do Children’s Art Project fornecem uma distração e qualidade de vida que ajudam no tratamento da doença, destaca do MD Anderson Cancer Center.
Apesar de não se lembrar muito dos tratamentos, atualmente Jordan diz que se lembra de ter ficado muito triste por saber que ia perder o cabelo e que ficou muito alegre por saber que ia fazer atividades que envolviam arte no âmbito do Children’s Art Project.
“O Children’s Art Project fez com que eu me sentisse uma criança normal”, explicou. “Mesmo quando eu estava a sentir-me muito mal devido à náusea, o equipa do projeto vinha ao meu quarto do hospital e trabalhava comigo lá. Então, eu ainda era capaz de fazer coisas”, acrescentou.
No âmbito deste projeto, as crianças em tratamento oncológico podem desenvolver a sua imaginação e criatividade e fazer desenhos, peças e outras criações que as estimulam e tornam o período dos tratamentos mais fácil de superar, proporcionando experiências únicas e enriquecedoras.
Fonte: MD Anderson Cancer Center/ Fotografia MD Anderson Cancer Center