Uma doação de quase um milhão de dólares (cerca de 933 mil euros) do Cancer Prevention and Research Institute of Texas para o The University of Texas Health Science Center at San Antonio (UT Health San Antonio) expandirá um programa de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) entre sobreviventes de cancro infantil.
A infeção pelo HPV é a infeção sexualmente transmissível mais comum, mas também pode causar cancro. E os sobreviventes de cancro infantil apresentam taxas significativamente mais elevadas de cancros relacionados com o HPV como uma “segunda doença maligna” em comparação com a população em geral – 150% mais elevada nos homens e 40% mais nas mulheres.
O novo financiamento visa expandir um esforço anterior para um total de dez centros de oncologia pediátrica parceiros em todo o estado norte-americano para aumentar as taxas de vacinação entre mais de 3000 sobreviventes de cancro infantil elegíveis em 225 condados durante um período de projeto de três anos.
“Apesar da maior vulnerabilidade dos sobreviventes de cancro infantil aos cancros secundários relacionados com o HPV, esta população tem sido largamente negligenciada na investigação, educação e iniciativas de vacina contra o HPV em larga escala”, disse Allison Grimes, especialista norte-americano em oncologia pediátrica.
Todos os anos, cerca de 39 000 novos casos de cancros relacionados com o HPV são diagnosticados nos Estados Unidos, e esse número está a aumentar com a contínua má adesão à vacina contra o HPV, apesar da disponibilidade de vacinas contra o HPV desde 2006. Muitos sobreviventes de cancro infantil são acompanhados apenas pelos seus médicos oncologistas, que rotineiramente não administram a vacina contra o HPV, em vez de consultar um pediatra geral para cuidados preventivos, referem os especialistas.
O objetivo geral é aumentar as taxas de vacinação contra o HPV entre os sobreviventes elegíveis de cancro infantil que são ativamente seguidos nas unidades abrangidas.
É também uma meta criar um programa de educação continuada sobre o HPV para prestadores de cuidados de saúde, centrado nos riscos e necessidades únicos dos sobreviventes de cancro infantil; implementar mudanças nas práticas para uma cultura favorável à vacina contra o HPV e monitorizar a elegibilidade da vacina contra o HPV.
Fonte: News UTHSCSA