EUA aprovam primeira terapia para tratar crianças com neuroblastoma

O composto unituxin (dinutuximab) comercializado pela United Therapeutics, recebeu luz verde do regulador de saúde norte-americano (FDA) para ser usado como parte de uma terapia de primeira linha para tratar crianças que sofrem com neuroblastoma de alto risco (tumor que afeta o sistema nervoso simpático).
O neuroblastoma, que ocorre sobretudo em crianças com idade inferior a 5 anos e, na maior parte das vezes, são diagnosticadas nos primeiros 2 anos de vida, é um tipo de cancro raro que se forma a partir de células nervosas imaturas. Geralmente começa nas glândulas suprarrenais, mas também pode desenvolver-se no abdómen, no peito ou no tecido nervoso perto da coluna vertebral. 
Os pacientes com neuroblastoma de alto risco têm uma probabilidade de 40% a 50% de sobrevivência a longo prazo, apesar da terapêutica agressiva.
O unituxin, que recebeu um estatuto de revisão prioritária e a designação de produto órfão da FDA – atribuída a compostos que possam revolucionar o tratamento de doenças raras – é um anticorpo que se liga à superfície das células tumorais do neuroblastoma.
A substância foi aprovada como parte de um regime de tratamento combinado que inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e está indicado para pacientes que alcançaram, pelo menos, uma resposta parcial a um tratamento anterior de primeira linha.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter