Cientistas portugueses e norte-americanos levaram a cabo uma pesquisa, a qual permitiu concluir que existem semelhanças entre as células estaminais e tumorais. A pesquisa foi recentemente publicada na revista científica Public Library of Science One.
De acordo com o Centro de Neurociências e Biologia Celular do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, as células estaminais “regulam o metabolismo energético de forma muito semelhante ao das células cancerosas, o que pode apontá-las como modelos destas células”.
Uma das autoras do estudo explica que existe “uma semelhança ao nível do comportamento” entre os dois tipos de células, o que ainda não tinha sido descoberto. As células estaminais pluripotentes humanas têm a capacidade de dar origem a todos os tipos de células do organismo adulto, assumindo, desta forma, um enorme potencial para o desenvolvimento de terapias celulares.
A pesquisa, liderada por João Ramalho-Santos, mostra, no entanto, que a utilização destas células pode revelar-se um desafio, uma vez que a sua diferenciação incompleta pode conduzir ao aparecimento de tumores malignos.
Os investigadores consideram que se trata de uma descoberta de grande importância, uma vez que sugere estratégias para a diferenciação das células estaminais e para a sua utilização clínica.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.