Estudo português confirma que mais de 20% dos alunos fumam

Uma pesquisa conjunta da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e do Laboratório de Bioestatística e Informática Médica da Universidade de Coimbra (UC) concluiu que mais de 20% dos alunos do terceiro ciclo e do secundário fumam.
O relatório teve por objetivo fazer uma análise quantitativa dos dados de tabagismo nas escolas e revela ainda que os alunos mais novos, com idades entre os 12 e os 13 anos, admitem ter começado a fumar nos estabelecimentos de ensino.
João Rui Almeida, presidente da fundação e um dos autores do estudo, refere que as conclusões mostram que “a grande maioria (79%) dos estudantes não fuma” mas, entre os 21% de fumadores, “cerca de metade (10,2%) fá-lo regularmente, consumindo, em média, meio maço de cigarros por dia”.
Os investigadores sublinham que os números do relatório refletem o que se observa entre a população adulta, pois estima-se que 20% dos portugueses são fumadores. 
As conclusões preocupam as entidades pois revelam uma elevada prevalência de hábitos tabágicos entre as crianças e jovens, uma das principais causas associadas a algumas doenças respiratórias, como o cancro do pulmão.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter