Estatinas podem potenciar eficácia dos medicamentos contra o cancro

Os medicamentos comummente usados para combater o colesterol elevado e proteger contra doenças cardíacas também podem vir a ser usados na luta contra o cancro, segundo um novo estudo que defende que alguns compostos anticancerígenos podem elevar a sua eficácia na presença das estatinas.
Um tratamento combinado entre anticancerígenos e estatinas pode eliminar mais facilmente tumores agressivos, segundo conclui um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com base numa avaliação com potenciais combinações medicamentosas para o tratamento do tipo de tumor de pele mais agressivo, o melanoma.
Os responsáveis pela pesquisa acreditam que as suas descobertas em laboratório e cobaias podem ajudar a resolver o problema de pacientes com tumores que se tenham tornando resistentes aos tratamentos.
As conclusões do estudo recaem sobre o fármaco Slimvastatin, que está entre as estatinas mais comummente prescritas, que potenciou a eficácia do composto flavopiridol para tratar o cancro.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter