Num encontro sobre sarcomas, que decorreu recentemente no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO do Porto), um grupo de oncologistas defendeu a necessidade de criar centros especializados destinados ao tratamento dos sarcomas de tecidos moles (tumor que pode surgir nos músculos, tecido fibroso, cartilagem, osso e gordura) e outros tumores raros.
Presente no encontro, Augusto Moreira, especialista do Serviço de Oncologia Cirúrgica do IPO do Porto, defende que, ao concentrar o tratamento dos sarcomas de tecidos moles e outros tumores raros em centros de referência, será possível garantir uma melhoria dos resultados terapêuticos.
O especialista lembrou que “estes tumores são em cerca de 50% dos casos fatais”, motivo pelo qual se torna fundamental promover um tratamento multidisciplinar especializado a fim de reduzir esta tendência.
Os investigadores sublinharam ainda a importância de disponibilizar a estes doentes um tratamento promovido por equipas multidisciplinares especializadas, em unidades que disponham dos recursos e da experiência necessários para uma correta abordagem deste tipo de tumor.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.