Um grupo de cientistas do Brasil admite ter descoberto um potencial novo tratamento para um tipo de leucemia, a leucemia linfoide aguda, com recurso a uma enzima da levedura do pão e da cerveja.
Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista, no Brasil, acreditam que a enzima L-asparaginase tem capacidade para atacar as células tumorais sem afetar as células saudáveis.
Os tratamentos atuais utilizados para combater este tipo de leucemia já recorrem à enzima L-asparaginase, mas com uma versão retirada da bactéria E. Coli, que pode causar irritações no sistema imunológico do paciente, mas esta nova enzima biocompatível, obtida a partir da levedura do pão e da cerveja, poderá combater a doença com menos efeitos secundários.
Gisele Monteiro, da USP e uma das responsáveis do estudo, explica que “as células tumorais desse tipo de cancro têm uma deficiência para a produção de asparagina. Quando expostas à enzima, essas células morrem, mas as saudáveis não”.
“Espero que, quando terminarmos o projeto, tenhamos uma produção brasileira para ter um medicamento para tratar as crianças”, disse ainda a investigadora.
A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.