Ecopilhas apoia IPO na luta contra o cancro

A Ecopilhas Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores entregou esta quinta-feira ao Instituto Português de Lisboa (IPO) o Ortopantomógrafo, instrumento de diagnóstico, doado na sequência da realização do 2º. Peditório Nacional de Pilhas e Baterias. 
A empresa aproveitou ainda a ocasião para anunciar a realização da terceira edição deste Peditório Nacional, iniciativa que decorrerá em Novembro e Dezembro de 2011. 
O Ortopantomógrafo é um instrumento de diagnóstico que possibilita a realização de exames de diagnóstico fundamentais para despistar os focos infecciosos em doentes oncológicos que, muitas vezes, têm as suas defesas naturais diminuídas, ou ausentes, quer pelo efeito da doença, quer pela própria acção dos tratamentos a que são sujeitos.
Este aparelho é muito importante em exames de Radiologia dos maxilares e para cirurgia da actividade oral e Ortodontia. É também importante para o diagnóstico de doentes submetidos a transplante de medula óssea ou a tratamentos de radioterapia da área de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, uma vez que permite realizar o diagnóstico de infecções dentárias, dentes inclusos, raízes retidas ou placas de osteossíntese.
De realçar ainda que o Ortopantomógrafo assume especial importância para os doentes de menor idade, internados e em tratamento oncológico, uma vez que a partir de agora o exame de diagnóstico passa a ser realizado no interior do IPO de Lisboa, o que não acontecia anteriormente.
O 2º. Peditório Nacional de Pilhas e Baterias portáteis usadas decorreu em Dezembro de 2010 e gerou uma recolha superior a 3 milhões de pilhas e baterias. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter